terça-feira, 8 de maio de 2012

2º Seminário de Estudos Afro-Brasileiros & Indígenas


Professor Yoporeka Somet 

Teve início na manhã desta terça-feira (8), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o 2º Seminário de Estudos Afro-Brasileiros & Indígenas. Ao abrir os trabalhos com palestra sobre o tema Filosofia Africana, o professor Yoporeka Somet, natural de Burkina-Faso, chamou a atenção para o a discriminação e o preconceito históricos dos quais os países africanos são vítimas perante o pensamento ocidental “que nutre a concepção de falta de identidade entre a África e a Filosofia”.
Yoporeka Somet explicou que a raiz dessa discriminação se deu durante o pensamento iluminista que concentrou nos povos europeus a fama de serem os mais “avançados”. Este preconceito eurocêntrico, ponderou, “permanece entre as mais altas elites mundiais, ao difundir as idéias de que o povo africano não evoluiu, conservando-se uma sociedade fechada, afastada do resto do mundo”. Somet é doutor em Filosofia e doutorando em Egiptologia, além de membro do conselho editorial da revista Ankh e autor de livros sobre gramática e vocabulário de hieróglifos do Egito Antigo.



Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor da Uefs, Genival Corrêa de Souza, salientou a importância do evento, ao afirmar que “seminários como este são fundamentais porque ajudam a aprofundar as reflexões sobre as políticas de ações afirmativas da instituição e a romper as dificuldades que enfrentamos nesse processo”.
Para o professor Rodrigo Osório, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), o seminário ocupa a lacuna de ações que aproximam a comunidade de temas como ações afirmativas, “pouco trabalhados, ou trabalhados de forma equivocada mesmo dentro das universidades, embora integrem o cotidiano das mesmas, sobretudo naquelas possuem ações voltadas para o ingresso e permanência de estudantes afrodescendentes e indígenas”.
No início da tarde, os participantes do seminário e a comunidade universitária assistiram apresentação do ritual “toré” por estudantes que moram na residência indígena no campus. O 2º Seminário de Estudos Afro-Brasileiros & Indígenas prossegue até quinta-feira. A programação pode ser acessada em www.uefs.br/portal, seção Notícias.




Nenhum comentário: