A Superintendência Municipal de
Defesa do Consumidor (Procon) autuou e multou a agência do Banco Bradesco,
situada na avenida João Durval Carneiro, por descumprimento à lei dos 15
minutos. As equipes do Procon realizam semanalmente fiscalizações em agências
bancárias na cidade a fim de verificar se os bancos estão cumprindo às normas
estabelecidas por lei.
De acordo com o superintendente do
órgão, Jorge Marques, foi aplicada multa no valor de R$ 106.400 por ultrapassar
o tempo estipulado em lei. “O fiscal entrou na fila às 11h20 e foi atendido às
11h48, ou seja, passou 28 minutos à espera de atendimento, ultrapassando o
tempo limite que é de 15 minutos. A agência, mesmo em dias de grande movimento,
devem adotar providências para atender o cliente dentro do prazo estipulado”,
explica.
De acordo com a lei, em dias como
véspera de feriado, primeiro dia útil após feriado e dia de pagamento de
tributos, as instituições podem realizar o atendimento em até 30 minutos.
“Passado esse tempo, se configura descumprimento à lei e a agência deve ser
notificada e multada”, informa.
Para conferir se os bancos estão
obedecendo às regras, o consumidor que for à agência, como explica o
superintendente Jorge Marques, “deve retirar uma senha com o horário de entrada
e, ao chegar ao caixa, deve solicitar ao operador o horário de atendimento”. O
consumidor pode fazer denuncias através do telefone (75) 3603-2800.
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