terça-feira, 15 de maio de 2012

Canadenses debatem na Uefs artes plásticas e museologia


A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebe, nestas terça e quarta-feira (15 a 16), dois representantes da Universidade do Quebec, Canadá, para atividades artístico-culturais nos campos das artes plásticas e da museologia. Às 15h30h desta terça será realizada a conferência “Do formalismo dos anos 1960 à expressão socio-política-cultural em 2012 de Peter Gnass”, proferida pelo próprio Gnass com a participação da professora doutora Christine Bernier.

Na quarta, os trabalhos começam às 10h, sempre no prédio da Pós-Graduação em Educação Letras e Artes, localizada atrás do módulo 2, campus universitário. Christine Bernier vai abordar o tema “A internet e a cultura visual contemporânea: a partilha da estética e da política nos museus na era da mundialização”.

Peter Gnass é um artista canadense multidisciplinar, nascido na Alemanha, em 1936. Suas técnicas são a fotografia e a escultura. Estudou na Academia de Belas Artes Lerchenfeld de Hamburgo até o momento em que imigrou para o Canadá, em 1957, para prosseguir os estudos na Escola de Belas Artes de Montreal.

Christine Bernier é professora do Departamento de História da Arte e de Estudos Cinematográficos da Université de Montréal do qual foi diretora no período de 2007 a 2011. No período de 2009 a 2011, foi conferencista convidada pelo Departamento de História da Arte e Arqueologia da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e do Instituto Nacional de História da Arte da Università degli Studi di Salerno, na Itália, e também do Departamento de Arte, Comunicação e Linguagem da Université de Nice – Sophia Antipolis na França.

Nenhum comentário: