sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os benefícios da dor



Por Alberto Peixoto

Dificilmente ouve-se dizer, ou até mesmo se supõe, na possibilidade de haver benefícios na dor. Na realidade quando imaginamos a dor, estamos sempre a associando com sofrimento, angustia, desânimo, doença, etc. É quase impossível achar benefícios nesta “pseudo” situação negativa.
Com certeza absoluta, nenhum ser humano gosta desta sensação, exceto os masoquistas que se deleitam com o seu sofrimento. No entanto, a dor é extraordinariamente salutar. O seu surgimento nos desperta chamando-nos a atenção de que algo não está bem em nosso corpo. Podemos até classificar a dor como uma linguagem dos nossos órgãos que está sempre de prontidão, sempre em alerta.
Os antigos gregos julgavam-na como uma emoção, no entanto a ciência a classifica como uma sensação igual aos outros sentidos do nosso organismo. Segundo a psicóloga Thayse Brandt: “Uma das certezas da vida é a Dor. Querendo ou não nos sempre somos atingidos por ela de diferentes níveis na vida e nos perguntamos 'por que?'ou 'O que eu fiz para isso?' A dor é muitas vezes a única escola capaz de fortalecer o homem, favorecendo os pensamentos mais profundos e elevados. As dores humanas constituem oportunidades que se nos oferecem para assumirmos atitudes diferentes das do passado, ensinando-nos a suportar tudo com bravura e desenvolvendo em nós as qualidades que precisamos: coragem, espírito de luta, resolução e melhor conhecimento de nos mesmos.A dor é benéfica.”
Podemos concluir desta forma, que há benefícios na dor.

Nenhum comentário: