segunda-feira, 28 de maio de 2012

Trânsito com novo sistema de sinalização

                                                                                                                                

Condutores de veículos e pedestres passarão a contar com importantes ferramentas de controle de velocidade e orientação em diversas vias de Feira de Santana. O projeto de modernização da sinalização de trânsito foi apresentado nesta segunda-feira (28) em solenidade realizada no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. 
Na oportunidade o prefeito Tarcízio Pimenta assinou o protocolo da ordem de serviço para início dos trabalhos, que serão executados pela empresa Trigonal Engenharia Ltda., vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura Municipal. 
Para modernização da sinalização horizontal e vertical serão investidos recursos da ordem de R$ 2,7 milhões. O projeto, elaborado pelo Governo Municipal, foi aprovado e será financiado pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. O recurso é proveniente de emenda parlamentar do ex-deputado federal Jairo Carneiro.
O prefeito Tarcízio Pimenta destacou os investimentos já aplicados em melhorias no trânsito e pontuou a necessidade de novas intervenções para bem receber o fluxo crescente de veículos na cidade e garantir mais segurança aos pedestres.
 “O Governo Municipal está dando mais um importante passo para a continuidade do desenvolvimento do nosso Município. Esta nova sinalização vai permitir que as pessoas se localizem com maior facilidade. A cidade vai ganhar novo e moderno aspecto e estará preparada para o futuro já que, com a redução do IPI, teremos um número maior de veículos circulando pelas vias da cidade, que estará em perfeitas condições para atender os motoristas”, declarou.
A previsão para conclusão dos serviços, como informou o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, é de 60 dias. “Feira de Santana, a partir de hoje vive um novo divisor de águas e não deixará a desejar para nenhuma cidade de grande porte em termos de sinalização de trânsito. Estas melhorias visam orientar condutores de veículos e pedestres através de melhor sinalização horizontal e vertical nas ruas da Cidade Princesa”, destacou.

Conforme o projeto, serão implantadas 14 faixas elevadas para pedestres nas ruas Visconde do Rio Branco, Filinto Marques Cerqueira, Arivaldo Carvalho, Barão do Rio Branco e Castro Alves; as avenidas Senhor dos Passos, Maria Quitéria, João Durval, Sampaio e José Falcão; e praça da Bandeira.
Também serão instalados 35 pórticos metálicos com placas indicativas que nortearão nomes de bairros, principais ruas e avenidas nas seguintes vias: avenidas João Durval Carneiro, Colbert Martins, Maria Quitéria, Fraga Maia, Getúlio Vargas, Nóide Cerqueira, Rio de Janeiro, Presidente Dutra e José Falcão, mais a rua Olímpio Vital e trecho da BR 324 (entrada da cidade).  
Ainda para orientar a população serão assentadas 590 placas de regulamentação e advertência em postes de aço galvanizado em ruas da área central da cidade. Serão 7.804,00 m² de sinalização horizontal com de pintura em termoplástico extrudado e 10.105,00 m² de pintura em termoplástico hot spray para demarcação de linhas de divisão de fluxos, estacionamento, faixas de pedestre e setas direcionais na área central da cidade. As obras abrangerão um total de 11 vias, incluindo ruas, avenidas e praças, além de um trecho de rodovia.
O ato foi prestigiado por secretários municipais Fabrício Almeida (Comunicação), Artur Andrade (Secel), Aristóteles Rios (Setdec), Getúlio Barbosa (Saúde), Jairo Carneiro Filho (Administração), Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), Mizael Freitas (Seprev), José Marcone Souza (Planejamento), profissionais da imprensa, agentes de trânsito, representantes da sociedade civil.

Nenhum comentário: