sexta-feira, 23 de maio de 2014

Final do 7º Festival de Sanfoneiro reúne milhares de pessoas


Os elementos da tradição regional predominaram em mais uma edição do Festival de Sanfoneiros. O que ficou, entre comissão organizadora, jurados, público e participantes, foi a certeza de que a grande vencedora desse evento é a cultura, sobretudo, a nordestina. Tendo como protagonista o principal símbolo da música regional, a sanfona, a grande final do evento reuniu muito forró, animação e cerca de duas mil pessoas no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na noite desta quinta-feira (22)

.E, se de um lado o público aguardava o início da competição, nos bastidores, os finalistas escolhidos pelos jurados nas eliminatórias dividiam vivências da trajetória artística e também a expectativa em subir ao palco para o último momento desse grande encontro musical. A cada apresentação, o público vibrava em sintonia com os acordes das sanfonas. E dentre os competidores teve um que encantou a plateia e os jurados, com sua simpatia e técnica profissional: Romarinho do Acordeon, de Uauá (BA), grande vencedor tanto do prêmio júri popular quanto do primeiro lugar pelo júri oficial, na categoria 2 ( acima de oito baixos). Na categoria 1 (até oito baixos), o músico Rato Branco, de Euclides da Cunha (BA), foi escolhido pelo público como o melhor sanfoneiro.


O júri oficial escolheu como primeiro colocado da categoria 1 Luizinho do Acordeon, sanfoneiro feirense. O segundo colocado na mesma categoria foi Godealdo de Jesus, conhecido como Malvadinho do Forró, de Riachão do Jacuípe (BA). E o sanfoneiro Rato Branco, além do prêmio do júri popular, também ocupou o terceiro lugar deste grupo. Na categoria 2, o segundo lugar ficou para o menino Cícero Paulo, de Juazeiro do Norte (CE), enquanto o terceiro colocado foi Joais Viana, também cearense, mas da cidade de Maracanaú. Além de troféus, os artistas receberam premiação em dinheiro.


Quem prestigiou o evento, que está em sua 7ª edição e é organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), ainda pode se deliciar com bebidas e comidas típicas nas barracas montadas no entorno do Auditório, e curtir um show do cantor, compositor e violeiro baiano Xangai, no encerramento do evento. A final contou com a presença do reitor da Uefs José Carlos Barreto, da diretora do Cuca, Selma Soares, do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jaílton Batista, e de outros de representantes da comunidade universitária e externa.

Nenhum comentário: