quinta-feira, 8 de maio de 2014

Bahia lança primeira etapa de vacinação contra aftosa em Feira de Santana


O lançamento oficial da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, realizada pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), acontece nesta sexta-feira (9), às 10h, em Feira de Santana, no Parque de Exposições João Martins da Silva.

 O município foi escolhido para iniciar a etapa por ser o principal centro urbano, político e econômico do interior baiano e pela grande importância que representa no cenário da pecuária do estado. A região possui 883.714 bovídeos distribuídos entre os mais de 25 mil criadores e 30 mil propriedades.

 Segundo o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, “a regional da Adab em Feira de Santana é uma das mais bem estruturadas e, apesar da seca que atinge a região, respondeu com índice vacinal de 95,63% na última etapa de 2013”.

 O resultado, como avalia, foi em decorrência do “empenho dos servidores da Agência e o compromisso dos criadores, contribuindo para a pecuária cada vez mais segura e prevenindo a sanidade do rebanho da região e de toda a Bahia”.

 Prazo

 Os criadores baianos têm até o dia 31 de maio para vacinar todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. O prazo para declarar a aplicação das vacinas vai até o dia 15 de junho, nos escritórios da Adab distribuídos estrategicamente em 417 municípios. Os mais de 11 milhões de bovídeos representam o maior rebanho da região Nordeste, que tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente.

Nenhum comentário: