terça-feira, 27 de maio de 2014

Ex-presidente Lula é homenageado com estátua em Washington, nos Eua

                                 
Para celebrar o 10º aniversário da entrada da China como membro observador permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), o escultor chinês Yuan Xikun produziu 12 bustos de bronze em homenagem aos países membros da OEA, entre eles está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, única personalidade viva homenageada.
A exposição temporária no National Mall, parque ao lado da Casa Branca em Washington, capital dos Estados Unidos, apresenta réplicas das esculturas originais, as quais estão em Pequim, no Jardim de Esculturas da Amizade Internacional. A exposição ficará aberta até 1º de agosto
Entre os homenageados, estão os ex-presidentes Abraham Lincoln (EUA) e Eloy Alfaro, líderes das guerras de independência do século 19 como Simón Bolívar (Venezuela), José Martí (Cuba) e José de San Martín (Argentina), o último imperador inca, Tupac Amaru e o escritor colombiano Gabriel García Márquez.
De acordo com um texto no site da organização, a exposição procura "estimular o entendimento mútuo entre a cultura chinesa e a paisagem multicultural dos países membros da OEA".

Embaixador 

O Brasil está há quase três anos sem embaixador da OEA, momento em que a Comissão de Direitos Humanos do organismo pediu a paralisação do licenciamento da usina de Belo Monte por denúncias sobre o impacto da obra em populações indígenas. As informações são do Correio.

Nenhum comentário: