segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cavalgada de Ipuaçu atraiu vaqueiros de toda região


Aos poucos eles chegam. Vêm de toda a região. No lombo do cavalo, alguns estão vestidos a caráter. Usam chapéu e colete de couro. Em outros o traje é mais completo: gibão, perneira, colete e guarda peito. Juntos seguem entoando os tradicionais aboios na cavalgada da XV Festa do Vaqueiro de Ipuaçu realizada no início da tarde deste domingo, 18, no distrito de Governador João Durval Carneiro.

 A concentração foi na comunidade Fazenda Pedra da Canoa. Daí os vaqueiros seguiram até a sede do distrito. Durante o trajeto de nove quilômetros, pequenos grupos aguardavam pela cavalgada e, na passagem dela, se juntavam fazendo ampliar o número de participantes.

 De idosos aos mais jovens, a cavalgada atrai novos adeptos a cada ano. E quem participa pela primeira vez, não deixa de comparecer nos anos seguintes. O vaqueiro Domingos Alves da Cruz, 76 anos, é um dos mais antigos. Ele participa desde a sua primeira edição.

 Jurandir Carvalho, idealizador do evento, lembra que a cavalgada surgiu com um pequeno grupo de vaqueiros. Nos anos seguintes foi crescendo com a adesão de mais pessoas. Em 2005, o evento passou a fazer parte do calendário de festejos populares de Feira de Santana.

 A programação da XV Festa do Vaqueiro foi iniciada na sexta-feira, 16, com procissão levando a imagem de Nossa Senhora e a celebração de uma missa. Teve ainda a “Roda de Vaqueiro” com as participações de Tatá Lopes e Mania de Paquerar.

 No sábado, 17, o arrasta pé tomou conta da praça principal com os shows de Josué Moraes, Olhar Sereno, Baiá e Banda, Acarajé com Camarão e Cesar Figueiredo. Neste domingo, a festividade contou com as apresentações de Forró com Mel, Mazinho Venturiny, A Vaqueirama e Diego Costa. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: