sábado, 10 de maio de 2014

Os desafios do gestor contemporâneo

Por Alberto Peixoto

O grande desafio de gerir um negócio na selva da competitividade na era do conhecimento, caracterizada pela grande velocidade das mudanças nas variáveis externas e internas, está em conhecer profundamente onde se pretende chegar no futuro, utilizando as diversas ferramentas de gestão estratégica para obter informações que fundamentem a tomada de decisão na direção do propósito do negócio. 

 As ferramentas de gestão abordadas em um planejamento estratégico, permitem que o gestor conheça o seu negócio, o ambiente no qual está inserido, as perspectivas para o futuro, bem como, o que fazer para manter-se sustentável, gerando satisfação e retorno esperado para os seus interessados. Com este estudo é possível vislumbrar caminhos com maior probabilidade de sucesso para a realização do propósito pretendido. 

 Porém, as incessantes e céleres mudanças no mundo da tecnologia e de gestão, advindas das variantes internas e externas, compõem o grande desafiodos gestores. Para estarem conectados com a nova realidade, os gestores envolvidos com os diversos projetos de gestão, devem saber onde querem chegar e delinear de forma clara e precisa, as ferramentas de gestão estratégicas que deverão ser utilizadas, de forma a reunir informações suficientes e necessárias a uma tomada de decisão que permita o desenvolvimento e sucesso do objetivo desejado no negócio empreendido.

 As ferramentas de gestão adotadas em um projeto deverão ser corretamente utilizadas, permitindo ao gestor tomar conhecimento de seu negócio por inteiro e possibilitando antever o alcance do objetivo traçado, incluindo então, posição futura do negócio, sua sustentabilidade, previsão de mudança de rota para obtenção do resultado pleiteado e crescimento do negócio.

 De modo geral, os gestores têm que estar preparados para inovar, usando das ferramentas de gestão de maneira positiva e produtiva.

Nenhum comentário: