quarta-feira, 14 de maio de 2014

Blitz do IPVA será realizada ainda nesta semana em Cruz das Almas

Em continuidade às blitzes para abordagem aos contribuintes em débito com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ainda esta semana -até sexta-feira (16) - acontece uma operação na cidade de Cruz das Almas, localizada a 146 quilômetros de Salvador. O local e a data exata não vão ser divulgados para manter o efeito surpresa da ação. As blitzes do IPVA são uma iniciativa conjunta da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Detran-BA, Polícia Militar e prefeituras. 

 Retomadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes em 2014 devido ao bom resultado alcançado. “O fato de os motoristas ficarem sabendo da existência das blitzes tem motivado a quitação dos débitos. Eles estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido”, explica o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix Mascarenhas. Algumas das cidades que já tiveram blitzes este ano, além de Salvador, foram Feira Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Irecê.

 Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar e evitar apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo número 0800 071 0071.

 Imposto de 2014

 Quem perdeu o prazo para pagar o IPVA 2014 com desconto de 10% ainda pode efetuar o pagamento, em cota única, com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia conforme o número final da placa do veículo. Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa.

 Para pagar o imposto, o proprietário do veículo deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Os valores do IPVA de 2014 e o calendário de pagamento podem ser consultados no endereço, canal Inspetoria Eletrônica - IPVA.

Nenhum comentário: